CHEGARAM MAIS MEDALHAS NACIONAIS NA ESCOLA DA URI!!!

Estudantes da Escola de Educação Básica da URI Santo Ângelo, conquistam pelo segundo ano consecutivo, medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências.

Essa é uma prática constante na escola da Uri: o incentivo a participação em olimpíadas nas diferentes áreas do conhecimento.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola, uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A Olimpíada resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades, e se destina a estudantes do Ensino Fundamental (6ª ao 9º) e Ensino Médio.

A ONC é realizada em duas fases, sendo que ambas as fases aconteceram de forma online devido à pandemia. As áreas de conhecimento avaliadas na ONC envolvem conhecimentos de Astronomia, Biologia, História, Física e Química, e não apenas os alunos são avaliados, mas nós professores também.

No ano de 2020, duas estudantes conquistaram medalhas, um de bronze e outra de prata, já na edição de 2021, um total 6 estudantes obtiveram medalhas (1 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze) e mais 4 menções honrosas.

Medalha de Ouro: JULIARA BRUM VENDRUSCOLO Medalha de Prata: LUTHIANNY RODRIGUES MONTEIRO Medalha de Prata: EDUARDA SCOLA NETTO Medalha de Prata: RICARDO SÍMON ALENCASTRO Medalha de Bronze: AMARILIS WONTROBA MOSCON Medalha de Bronze: EDUARDO BRUM DE LIMA Medalha de Bronze: KAUANI LUÍSA RÍGOLI CAMARÃO

Menções honrosas: ANA CLARA ILGENFRITZ TOSO DANIELA NYARI MÜLLER FELIPE SCHMIDT WENDT JOÃO VITOR ARAÚJO MARQUES

Conforme relata o Professor doutor Emitério da Rosa Neto, “a conquista de medalhas orgulha a Escola, pois reflete o trabalho desenvolvido pelo corpo docente, somado à dedicação de cada um dos participantes”.

Com um esforço múltiplo, os estudantes são incentivados pelos professores a participar e testar seus conhecimentos. O principal objetivo é oportunizar a participação nas olimpíadas, e os resultados obtidos, são uma consequência desse trabalho coletivo.

Ainda segundo o Professor, “entre os objetivos alcançados estão o estímulo à participação dos alunos e o avanço para a próxima fase. Agora, a expectativa é com o reforço das aprendizagens e passar tranquilidade aos alunos, para que possam obter o melhor rendimento”.