ALUNA DA ESCOLA DA URI INICIA INTERCÂMBIO NOS ESTADOS UNIDOS

“Estou contando os dias, as horas e os minutos. Olho minha mala diariamente”. Essas foram as primeiras palavras da aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola da URI, Carolina Paz Pippi, selecionada para realizar o intercâmbio High School, nos Estados Unidos.

A estudante viaja no próximo dia 9 de agosto de Porto Alegre para São Paulo, com chegada prevista em Denver, capital do Colorado no dia 11. A partir daí, segue para sua nova casa na cidade de WaKeeney, no Estado de Kansas.

O intercâmbio terá duração de 9 meses onde, além de aprimorar o seu inglês, a estudante irá concluir o Ensino Médio na Trego Community High School. O seu retorno ao Brasil está previsto para maio de 2023.

Carolina Paz Pippi, 17 anos, ressalta que sempre foi muito estudiosa e adora a língua inglesa. Para aprimorar o idioma combinou com os pais uma viagem ao exterior. A partir desse consentimento, começou a pesquisar e chegou à modalidade do intercâmbio High School. “Quando comentei com meus pais, foi um espanto, pois eles pensavam em uma viagem de no máximo 14 dias e não 9 meses”, conta Carolina.

A estudante que é filha única, lembra que não desanimou, dando início a um processo estratégico de persuasão aos pais. Confeccionou cartazes e até um Power point, mostrando detalhes do intercâmbio.

A primeira a ser convencida e lhe deu total apoio foi a mãe Marcia. Quando o pai Gustavo retornou de viagem do Estado de Goiás, fez nova apresentação, incluindo uma série de argumentos como aperfeiçoar o inglês, conhecer pessoas e fazer amizades.

Segundo Carolina, o que deixou o pai mais preocupado foi o fato dela ser uma intercambista, passar a viver de forma normal e natural numa casa de família americana (host Family).

Superado o medo, deu-se início ao processo de inscrição. Foram alguns meses de completo silêncio, apreensão e nervosismo até que um telefonema no começo de julho anunciou a aprovação, a escolha da família e a cidade onde passaria a residir.

Os novos pais (temporários) da estudante santo-angelense são Zacury e Melyssa. Além da Carolina, eles receberão outra intercambista, Lucie, de nacionalidade francesa.

Entre os pontos favoráveis da Carolina, e que contou muito na seleção, está o seu histórico escolar de aluna da Escola da URI desde o 8º ano. Tanto para o diretor Cristiano Weber como para a coordenadora pedagógica Cândida Machado, é um orgulho ter a Carolina como aluna e poder vivenciar com ela essa experiência inigualável e inesquecível.

Entre os pré-requisitos da seleção, a estudante juntamente com a coordenação pedagógica da Escola da URI, definiram três disciplinas obrigatórias a serem cursadas nos Estados Unidos. As matérias escolhidas foram Álgebra, Geografia e Química.

“Esse intercâmbio possibilitará um diferencial no seu currículo acadêmico e com a experiência de viver fora do país, a Carol tem a oportunidade de conquistar e ampliar sua independência e maturidade”, diz a professora Cândida. A validação dos estudos no exterior da Carolina Paz Pippi será feita no Brasil por meio da Escola da URI, com reconhecimento perante o Ministério da Educação.