Escola da URI promoveu o 1º Sarau Literário

A Escola de Educação Básica da URI Santo Ângelo realizou na quinta-feira, 18, a primeira edição de seu projeto Sarau/Café Literário.

O Quiosque da URI recebeu estudantes do ensino Fundamental e Médio que realizaram diferentes apresentações, como recitação de poemas, execução de músicas, interpretação teatral e apresentação de pesquisas – maquete sobre células, rendimento do atleta, exposição de desenhos.

A palavra “sarau”, explicaram os organizadores, vem do latim “sera nus” e significa um evento cultural onde as pessoas se encontram para se expressar artisticamente. Bastante comum no século XIX, vem sendo redescoberto devido à sua característica de inovação e descontração.

Invocando Mário Quintana ao afirmar que “os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem”, o projeto Sarau Literário busca instigar à leitura, “até porque, é por meio da leitura que a pessoa é capaz de criar e expor seus pensamentos e sentimentos, não apenas por meio da escrita, mas também pelas diversas manifestações da arte, como música, pintura, escultura, poesia, desenho e outras”.