Escola da URI rumo ao Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal Masculino

A Escola da URI foi convidada pela Federação do Desporto Escolar do Rio Grande do Sul para representar o Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal, na categoria juvenil masculino de 15 a 17 anos, que será realizado na cidade de Natal (RN) de 28 de novembro a 5 de dezembro de 2017.

A equipe da Escola da URI, treinada pelos professores Ricardo Dable e Roséli Durand já foi Tricampeã do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (CERGS) e participou dois anos nos Jogos Escolares da Juventude, que é o maior evento escolar no Brasil e o 5º maior no mundo.

A Escola da URI representou o Rio Grande do Sul nos Jogos Escolares da Juventude 2013 em Natal (RN) e 2014 em Londrina (PR), no futsal masculino, conquistando a 5ª colocação no Brasileiro nos dois anos, com muito esforço e bom desempenho. Segundo o professor Ricardo Dable, os alunos se dedicaram muito para terem a oportunidade de representar o município e o Estado e a Escola da URI, sempre incentiva e apoia o esporte. “O empenho e o foco estão cada vez maiores, em função da participação no Campeonato Brasileiro de Futsal, palco da maior competição escolar de futsal do país. Organizado e executado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com a Federação Norte-rio-grandense do Desporto Escolar (FNDE), o evento deverá reunir centenas de atletas de todas as partes do país que irão lutar pelo título brasileiro”, observa Ricardo.

Na última edição da competição, realizada na cidade de Guarapari, no Espírito Santo, 25 equipes de 14 estados participaram do evento. A expectativa para esse ano é que mais equipes e estados se inscrevam. Semelhante ao que ocorreu em 2015, quando as equipes campeãs representaram o Brasil e conquistaram o título Mundial em Porec, na Croácia, dessa vez o desafio é o de vestir a amarelinha em Israel, onde o Mundial da modalidade ocorrerá em 2018.

O prof. Ricardo Dable destaca que a participação nesse evento significa o investimento que a Escola da URI realiza, visando o desenvolvimento integral de seus alunos. “Através das atividades desportivas, crianças e jovens constroem seus valores e conceitos, socializam-se, vivendo novas experiências. Estas competições são fundamentais para a preparação dos alunos enquanto sujeitos”.

A equipe da Escola da URI é formada pelos alunos: Alexandre Gráss Paz, André Reis Folatre, Antônio Casarin Copetti, Alyson B. R. da Silva, Gabriel Turcato Strapazon, Guilherme Janjar Neto, Luis Gustavo Mello dos Santos, Lucas S. Massalai, Paulo Henrique de O. Hendges, Wesley Chagas Fernandes, Pedro Henrique F Radins e pelos professores Ricardo Silva Dable e Roséli Durand.