Alunos da Escola da URI fazem releituras da arte cubista do séc. XX

Os alunos da Escola da URI realizaram o projeto “Conhecendo artistas , revisitando obras” com o propósito de conhecerem a vida e o legado artístico de Pablo Picasso.

Proporcionou-se o aprendizado do cubismo e suas características, desenvolvendo através da Arte de Pablo Picasso a reinvenção do real, experimentando as possibilidades expressivas da cor, através do uso de materiais diversos nas releituras. É um elemento que tem significados distintos para diferentes culturas e sua análise permite conhecer mais sobre suas possibilidades.

Nesse projeto foi possível explorar esses pontos, interpretando e associando as cores, resgatando a importância da cor nos momentos do percurso da fase azul e da fase rosa de Picasso, período em que o artista em estudo retratou sentimentos de tristeza e paixão em suas obras.

A professora Maria da Graça instigou os estudantes a relacionarem os acontecimentos da vida do pintor e do contexto histórico com as cores escolhidas pelo artista para as imagens de cada fase.