Equipe da Escola da URI sagrou-se Campeã na Copa de Robótica

Durante o Descubra a Universidade também foi realizada a etapa final da III Copa URI de Robótica, promovida pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI. Estudantes de escolas de Ensino Médio de Santo Ângelo programaram robôs para a competição, utilizando conceitos de lógica de programação, funcionamento de sensores e motores e sistemas de controle.

Segundo o coordenador do evento, professor Alexandre Roque, a experiência de programação na Copa possibilita o conhecimento do funcionamento de robôs e as possibilidades da área. “Quando eles mesmos programam, passam a desenvolver os softwares de maneira diferente”, destaca. A partir do treinamento inicial, as equipes competiram em pistas de desvio de obstáculos e rotas definidas para os robôs. Neste ano, participam da Copa 15 equipes, oriundas de oito escolas de Santo Ângelo.

Na classificação final, a equipe UnderDogs, da Escola da URI, formada pelos estudantes Alexandre Eich, Gustavo Ehlert, Lucas Aires, Matheus Chaves, Renan Piltz sagrou-se campeã. A segunda e a terceira colocações ficaram, respectivamente, com as equipes Hail Diorne, do Colégio Marista Santo Ângelo, composta pelos alunos Rafael Oliveira Terra, Felipe Kaiser Schnitzler, João Antônio Voltz da Silva, João Alberto Zimpel, Kelvin Telöken; e equipe Voltano, do Colégio Pedro II, com os estudantes Greicy Menezes Flores, Natanael Giordani, Andrei Felipe Brum Maciel, Augusto Vieira do Carmo.