Escola da URI participa de Treinamento para III Copa URI de Robótica

Um treinamento, realizado nos dias 23, 24 e 25 de setembro, preparou estudantes de oito escolas de Santo Ângelo para participar da 3ª edição da Copa URI de Robótica. O evento é realizado pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo, e tem como objetivo popularizar a área de computação através da robótica. Ao final desta atividade, os alunos de Ensino Médio programam um robô para realizar duas provas que envolvem lógica de programação, uso de sensores e atuadores.

Estudantes da Escola da URI, participaram de treinamento, com aulas teóricas e práticas a respeito de lógica de programação, funcionamento de sensores e motores e sistemas de controle. Foram formadas duas equipes das turmas dos terceiros anos, uma da turma 231, com o nome "Robô Sapiens", composta pelos alunos Adriana Paz, Caroline Karkow, Eduardo Ferreira e Gabriel Lutchemeyer, a outra da turma 232, com o nome "UnderDogs", composta pelos alunos Alexandre Eich, Gustavo Ehlert, Lucas Aires, Matheus Chaves e Renan Piltz.

Conforme explica o coordenador do evento, professor Alexandre Roque, cada equipe é formada por cinco alunos e tem um tutor, acadêmico de graduação da URI, que acompanha o treino. A partir do preparo inicial, as equipes programam o robô para a competição. “Esse ano, temos 14 equipes participando, de oito escolas de Santo Ângelo. O evento está crescendo a cada ano”, destaca o professor.

O coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI, professor Denilson Rodrigues, salienta a participação dos acadêmicos do curso no processo de capacitação das equipes: “Os robôs são produzidos pelos nossos estudantes. Os conceitos são passados para os participantes com tutoria dos acadêmicos. É um momento para valorizar os conceitos aprendidos durante a graduação”. A formação para os alunos de Ensino Médio tem um total de 12 horas de atividades, focadas para o desenvolvimento de programas e testes na pista.

A final da III Copa URI de Robótica será realizada no dia 8 de outubro, dentro da programação do Descubra a Universidade. O evento é realizado numa parceria com as empresas Usina, Solution, Xtreme Tracking e Xtreme Connection.