Foto do escritorEscola da URI Santo Ângelo

Alunos dos terceiros anos da Escola da URI constroem circuitos elétricos utilizando Arduino

Os estudantes dos terceiros anos, na disciplina de Física, acompanhados do professor de física Eduardo de Alcantara Nascimento, foram desafiados a montar dois circuitos elétricos simulando o funcionamento de um semáforo. O primeiro circuito simulava a versão básica de um semáforo e o segundo circuito, um semáforo com botão para travessia de pedestres. Foi utilizada a placa de prototipagem eletrônica arduino para programação dos semáforos. Após a montagem e programação, os estudantes realizaram medições de voltagem, corrente elétrica e resistência elétrica, utilizando multímetro.

Os conteúdos trabalhados na disciplina de Física foram circuitos elétricos, diferença de potencial, corrente elétrica e resistência elétrica. A aula prática teve por objetivo testar diferentes caminhos para que o estudante chegue a uma lei científica. O laboratório de eletricidade da universidade ofereceu diversas possibilidades de aprendizagens, despertando o senso crítico e o pensamento científico.

Segundo o professor, “Para que uma questão seja respondida é necessário que o estudante desenvolva hipóteses e assim perceba que estudar é aprender informações que transformam a ligação dele com a natureza em sua volta.”