Os estudantes dos terceiros anos, na disciplina de Física, acompanhados do professor de física Eduardo de Alcantara Nascimento, foram desafiados a montar dois circuitos elétricos simulando o funcionamento de um semáforo. O primeiro circuito simulava a versão básica de um semáforo e o segundo circuito, um semáforo com botão para travessia de pedestres. Foi utilizada a placa de prototipagem eletrônica arduino para programação dos semáforos. Após a montagem e programação, os estudantes realizaram medições de voltagem, corrente elétrica e resistência elétrica, utilizando multímetro.
Os conteúdos trabalhados na disciplina de Física foram circuitos elétricos, diferença de potencial, corrente elétrica e resistência elétrica. A aula prática teve por objetivo testar diferentes caminhos para que o estudante chegue a uma lei científica. O laboratório de eletricidade da universidade ofereceu diversas possibilidades de aprendizagens, despertando o senso crítico e o pensamento científico.
Segundo o professor, “Para que uma questão seja respondida é necessário que o estudante desenvolva hipóteses e assim perceba que estudar é aprender informações que transformam a ligação dele com a natureza em sua volta.”
Comments