Prof. Cenira Paz

Alunos da Escola da URI desenvolvem a lógica através do lúdico

Dando continuidade ao projeto da Escola da URI, Xadrez - Desenvolvendo a lógica através do lúdico, os alunos do sétimo ano, recomeçaram as atividades que tiveram início no sexto ano.

O Xadrez é uma proposta desenvolvida nas aulas de Matemática, sob o olhar da Professora Cenira Paz, que compreende ser, o xadrez, uma ferramenta que auxilia na construção de aprendizagens significativas, pois traz oportunidades para o aluno enfrentar as adversidades, compreender as regras, exercitar o respeito e especialmente através das estratégias de ataque e defesa o desenvolvimento do raciocínio lógico.

Além da inserção do aluno no meio em que vive, uma das principais competências e habilidades que o aluno desenvolve através do jogo de xadrez é a resolução de problemas que para poder solucioná-lo é preciso a compreensão e análise do contexto.

Dentre tantos benefícios a Professora Cenira destaca que a elevação da autoestima e o trabalho em equipe são tão importantes para construirmos uma sociedade mais justa e fraterna .