Projeto dos 8ºs Anos da Escola da URI conscientiza estudantes a evitar o desperdício de alimentos

21 Jul 2016

1/13

 

Com o objetivo de conscientizar os estudantes para evitar o desperdício de alimentos, os alunos das turmas 180 e 181 da Escola da URI, orientados pela Professora Kátia do Nascimento na disciplina de Ciências, desenvolveram o projeto “Reaproveitamento Consciente dos Alimentos.” Segundo a professora, “o desperdício de alimentos impacta na economia da família, pois gera perdas financeiras e reduz o melhor aproveitamento do dinheiro investido. Além de impactar na economia global, social, impedindo o desenvolvimento e o progresso; e o ambiental, com impacto direto na biodiversidade com uso excessivo dos recursos naturais e geração exacerbada de lixo, que além de ser um problema de espaço, também gera emissões de metano, gás do efeito estufa. ”

 

A partir de atividades de pesquisa os alunos, selecionaram e organizaram receitas com alimentos que seriam descartados, como, cascas de frutas, talos de legumes, sobras de carne, pães e cereais e dicas de alimentação saudável. A partir desse trabalho de pesquisa, os alunos testaram as receitas e trouxeram para degustação em sala de aula, informando aos colegas o valor calórico e nutricional da receita.

 

Dentre as receitas algumas se destacaram: brigadeiro de mandioca, escondidinho de sobras de churrasco e galeto, panqueca com sobras de carne, pão de abacaxi, madiopão (mandioca e queijo), bolo de beterraba, cricri de laranja, bolo de casca de banana, bolinho de arroz e bolinho de mandioca.

 

A culminância do projeto, ocorreu quando os alunos se reuniram no quiosque da URI e prepararam e degustaram pizzas, onde a base das massas foi elaborada com sobras de arroz.

Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square