Alunos do 6º Ano confeccionam linha do tempo de sua própria história

 

 Os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental da Escola da URI, juntamente com a professora Débora Toscani, realizaram, na disciplina de História, uma atividade que consistiu na confecção de uma linha de tempo da própria história.

 

A atividade proposta teve por objetivo introduzir os procedimentos de investigação e escrita da História a partir da vida de cada aluno. Fez-se o uso e o manuseio de documentos, o que resultou na refexão e sistematização dos conhecimentos que deverão reconhecer como históricos. Consequentemente, os alunos poderão começar a perceber-se como produtores e sujeitos da história, além de conhecer melhor todos os colegas.

 

Ao estudar a própria linha de tempo os alunos se sentem valorizados e têm a possibilidade de desenvolver noções necessárias para a formação do pensamento histórico, pois localizam fatos significativos e refletem sobre o seu tempo de vida.

 

Buscando diferentes fontes (depoimentos de pessoas da família, certidão de nascimento, carteira de vacinação, certidão de batismo, fotografias e objetos pessoais), os alunos recuperam uma história que está preservada em documentos escritos, visuais e/ou orais relacionados ao grupo social ao qual pertencem. A partir disso, é possível estabelecer nexos entre a história individual e a coletiva.

Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square