Buscar
  • Escola da URI Santo Ângelo

ALUNOS DO NOVO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DA URI REALIZAM ATIVIDADES PRÁTICAS NOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS

A partir deste ano, A Escola de Educação Básica da URI Santo Ângelo, implementou o novo ensino médio, identificado como Ensino Médio+, composto por vários componentes curriculares, os estudantes vivenciam atividades com o objetivo de desenvolver as suas habilidades, senso crítico, relações intra e interpessoais.


Dentro dessa nova proposta, estão os Itinerários formativos das Ciências da Natureza, organizado por Análise e Investigação Química, Observatório de Fenômenos Biológicos e Oficina de Física Investigativa.


Em todas as áreas, através da estrutura universitária disponível, estão sendo organizadas e realizadas atividades práticas, visando conciliar de forma mais técnica, a construção de modelos para aplicação dos estudos desenvolvidos em sala de aula.

Durante as aulas da Oficina de Física Investigativa, projetos com experimentos foram desenvolvidos, aplicando cálculos para análise de deslocamento de materiais, velocidade, tempo, entre outras propriedades.


Em um primeiro momento, as turmas elaboraram um modelo para lançamento de um protótipo de paraquedas com um ovo embarcado, objetivando a integridade do ovo, construído com materiais alternativos, como, sacolas plásticas, palitos de picolé, fósforos e canudos plásticos.


Na realização do experimento, os alunos analisaram o tempo de deslocamento, distância (altura) e possível resistência do ar, para fins de efeitos de alteração de velocidade obtida pelos objetos lançados. Tendo contextualização semelhante, também realizaram atividade de lançamento de foguetes de garrafa PET, onde os meios de propulsão foram através da reação de bicarbonato de sódio e ácido acético e outro com o uso água. Em ambos os casos, foram analisadas as variáveis de deslocamento, velocidade e tempo.


Nos itinerários de Observatório de Fenômenos Biológicos e Análise e Investigações Químicas, foram realizadas no laboratório de química da universidade, como a análise de amostras de água, para determinar a qualidade e comparar os resultados obtidos com a legislação vigente.


Segundo o Prof. Dr. Emitério da Rosa Neto, a atividade permitiu o aprofundamento dos conhecimentos trabalhados em sala de aula, senso de investigação e elaboração dos modelos para realização dos testes. A proposta dos itinerários do Ensino Médio+ proporciona ao aluno vivenciar uma metodologia prática e direcionada aos conhecimentos teóricos referenciados nas trilhas do Novo Enem.



4 visualizações0 comentário